terça-feira, 22 de julho de 2014

ruas e praças de Penalva-MA.

 Trecho da Rua Dr. Djalma Marques com o Ginásio Poliesportivo ao fundo - centro - Penalva-MA.
 Fórum situado à Rua Dr. Djalma Marques - centro - Penalva-MA
 Praça de São José, coreto e torre da Igreja Matriz - centro - Penalva-MA.
Prédio que abriga a Secretaria Municipal de Educação - Rua Lourenço Pinto Leis - centro - Penalva-MA.
Prédio que abriga a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Laser - Rua Dr. Djalma Marques - centro - Penalva-MA.
Trecho da Praça Oliveiros Mendes - Rua Celso Magalhães  - centro - Penalva-MA.

Histórico da U.E. Oliveiros Mendes



Histórico da Unidade Escolar Oliveiros Mendes.
Esta escola foi regulamentada em 1962, na Gestão do Prefeito Aquino Mendes e ficava no bairro Campo de Pouso. Teve como primeiro nome, Escola Municipal Oliveiros Mendes e como primeiras professoras, as senhoras Osmila Coelho Padilha, Conceição Gouveia, Maria Delourdes Cutrim, Rita Pinto, Ocinea Fonseca e Maria Raimunda Furtado. Tinha aproximadamente 65 alunos distribuídos nas turmas de alfabetização, 1ª e 2ª séries.
Em 1970, na gestão municipal de Wilson de Sá Marques, esse número de alunos aumentou, e o grupo Escolar Oliveiros Mendes mudou-se para a Rua 02 de novembro no centro da cidade. Nessa época, foi nomeada a senhora Mariinha Sá como diretora geral, as professoras Maria Raimunda Furtado e Rita Pinto continuaram; nomearam ainda, as professoras Marinilde de Jesus Correa, Hermina Soares e Nana Soares.
Na década de 90, o grupo Escolar Oliveiros Mendes, mudou-se para esse prédio localizado na Rua Celso Magalhães, onde funciona até esta data. A partir de 1990 esta escola passou a ser denominada como: Unidade Escolar Oliveiros Mendes com a modalidade do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.
Entre os anos de 1991 e 1994 a escola esteve sob a direção das professoras Maria do Socorro Sá e Eloisa Costa. Em 1998 na gestão do prefeito Lourival Gama estendeu-se a modalidade de ensino era de 1ª a 4ª séries para 1ª a 8ª série tendo como diretora a senhora Maria Luciene Reis Pinheiro, assim no ano de 2002 a referida escola foi reconhecida e amparada pela resolução de autorização de nº 001/2002 pelo CME, tendo como gestora a senhora Luzenir do Socorro Sá Pinto que assumiu o cargo por 02 anos, após esse período o professor Francisco Silva de Oliveira assumiu a direção da mesma. Em 2005 o então prefeito da nova gestão nomeou a professora Maria das Neves Mendonça como gestora pelo período de 4anos. A escola passou por uma reforma no ano de 2006.
Em 2009 foram nomeadas as professoras Marileide Pereira Oliveira e Vilma de Jesus Silva como gestoras da referida escola. Em 2013 foram nomeados os seguintes professores João Batista Figueiredo Barros, diretor administrativo e Edna Costa Oliveira diretora pedagógica, onde juntos esperam desenvolver um bom trabalho juntamente com todo o corpo docente desta referida escola.
Esta escola recebeu esse nome em homenagem a Oliveiros Silva Mendes que foi vereador na cidade de Penalva, no ano de 1960. Ele nasceu nesta cidade no dia 06/03/1941, é filho do Senhor Tomás de Aquino Mendes e da Senhora Faraíldes Silva Mendes; casado com a Senhora Célia Maria Moraes Mendes, tem 06 filhos. Atualmente é aposentado e mora em Brasília.
Obs.: estas informações foram fornecidas pelo atual diretor da escola o professor João Batista Figueiredo Barros.

Escolas de Penalva - MA.


 Unidade Escolar Antônio Amaro Aires - Jacaré - Penalva-MA.
 Unidade Escolar Maria Rosa Martins Marques - Centro -  Penalva-MA.
  Unidade Escolar Roseana Sarney - Piçarreira - Penalva-MA.
Unidade Escolar Wilson de Sá Marques - Piçarreira - Penalva-MA.
Unidade Escolar Oliveiros Mendes - Centro - Penalva-MA.

Fotos: MaRaiMar Pereira

terça-feira, 15 de julho de 2014

Histórico da Escola Freire Gama



UNIDADE ESCOLAR FREIRE GAMA.

Esta escola foi fundada em 1976, pela professora Maria Costa que residia no povoado Jacaré e resolveu mudar-se para Penalva. Aqui chegando procurou o então prefeito o Sr. João Mendes e lhe propôs que abrisse uma escolinha para que pudesse lecionar. Feito isto, a escola começou a funcionar na residência da referida professora. Logo em seguida essa escola foi transferida para a casa da fazenda do Sr. Raimundo Marcelino Gama, pai de José Gama. A casa possuía uma sala ampla onde a escolinha passou a funcionar com multisseriado. Nessa etapa a senhora Maria Costa passou a contar com a ajuda de Angelita Gama, irmã de José Gama.
Em 1980 a professora Angelita resolveu mudar-se para São Luís ficando em seu lugar a professora Maria das Graças Costa Silva (Gracinha).
Em 1982 a escolinha mudou, mais uma vez, desta feita para a casa do senhor Alzerino (onde hoje esta localizada a casa de “Beira”. Como esse local era pequeno e não acomodava a grande quantidade de alunos que já havia naquele período, a professora Gracinha resolveu levar a escolinha para a casa dela. Em virtude dessa situação constrangedora as professoras Gracinha e Maria Costa buscaram uma nova realidade para essa escola. O senhor Raimundo Ferreira, possuidor de alguns terrenos, doou um desses terrenos, por algum tempo, para que fosse construída a escola; as professoras mobilizaram a comunidade do Anil e os populares ergueram a escola, mesmo de taipa. Improvisada a mesma funcionou por cerca de cinco anos nesse local.
Em 1986 surgiu o Convênio Pólo Nordeste. Esse projeto constitui-se momento oportuno para a construção do prédio definitivo desta escola.
A Unidade Escolar José Freire Gama recebeu esse nome em homenagem a José Gama que foi um grande colaborador para esta obra se tornar realidade. A comunidade do Anil se sente feliz em ter uma escola que beneficia suas crianças e as crianças das áreas circunvizinhas.

Informações extraídas do PPP da escola e compartilhadas pela atual diretora a senhora Claudilene Travassos Melônio.

Hino de Penalva - MA.




Hino de Penalva – MA.
Letra: José Arnold Pinto

Música: Carlos Salomão Chaib
I
Penalva minha terra querida,
Solo amigo que exalta tradição,
Encontrando a união fortalecida
De um povo que luta com emoção.
Na conquista gloriosa pela história,
Os filhos teus a receber exaltação
Penalva lendária memória
Monumento natural do Maranhão.
(repete a parte I)
II
Dos teus lagos e riachos a paisagem,
Do Lontra, do Formoso, e Cajari,
Que transmitem com encanto uma mensagem
Da natureza que te enleva a sorrir.
Penalva do progresso e da cultura
De vibrante juventude forte e pura
"A proclamar o amor, a paz e a fé
Com a proteção do glorioso São José." (Bis)
Obs.: repete o hino todo.

Este hino foi instituído na administração do prefeito José Gonçalves e aprovado pela Câmara Municipal em 1976.