quarta-feira, 9 de julho de 2014

Texto 02 - flora penalvense.



TEXTO 02
Comissão pedagógica penalvense

ATA BRABA ou Ameju é o nome popular, o nome científico é Duguetia furfuracea (St. Hill) B. et H. Obs.: dessa árvore extrai-se embira uma fibra usada para amarrilho. A madeira é resistente, o tronco quando jovem é usado para caniço e quando adulto é usado como caibro nas casas de taipa. É também usada como Mara, espécie de vara para mover canoas em água rasas. O chá da casca pode ser usado no tratamento de hepatite e o fruto é comestível. . (PINHEIRO. 2010, p.42)
AXIXÁ é o nome popular o nome científico é Sterculia chicha St. Hill. ex Turpin. Obs. A madeira é usada para construção de casas, móveis, tábuas para forros e fabricação de canoas. A folhagem é usada para forrar paneiros de farinha. O fruto é comestível. (p.44)
BACURI é o nome popular, o nome científico é Platonia insignis Mart. Obs.: A madeira é empregada para obras hidráulicas, construção naval e civil, peças torneadas, vigas, caibros, esteios, ripas, embalagens pesadas, dormentes, etc. seus frutos são consumidos in natura, ou na forma de sorvete, sucos, doces, pudins, etc. (p.45)
BACURIPARI é o nome popular, o nome científico é Rheedia gardneriana Planch. et Triana. Obs.: a madeira pode ser empregada na confecção de cabos de ferramentas, moirões, esteios, etc. o chá das folhas e casca é empregado nas afecções do aparelho urinário. Os frutos são comestíveis. (p.46)
BURAGI BRANCO é o nome popular, o nome científico é Lecythis lurida (Miers.) Mori. Obs.: a madeira é própria para usos externos, em postes, moirões, estacas e dormentes; para cabos de ferramentas etc. Suas castanhas servem de alimento para roedores. (p.50)
CACAU DO MATO é o nome popular, o nome científico é Theobroma speciosum Willd. Obs.: a madeira pode ser usada em construções rústicas bem como para lenha e carvão. Os frutos são comestíveis e as sementes servem para preparar chocolate. (p.52)
CAJAZINHO é o nome popular, o nome científico é Spondias mombin L. Obs.: a madeira pode ser usada na marcenaria e na carpintaria. Seus frutos são comestíveis. O cozimento das folhas é usado como adstringente nas inflamações da boca e garganta. (p.54)
CAMUCÁ é o nome popular, o nome científico é Plinia edulis (Vell.) Sobral. A madeira pode ser usada em todo tipo de construção. Seus frutos são comestíveis e ricos em vitamina C.

Referência: PINHEIRO, Claudio Urbano B.; ARAUJO, Naíla Arraes de; AROUCHE, Gaudino Cardinal. Plantas úteis do Maranhão: região da Baixada Maranhense. São Luís: Gráfica e Editora Aquarela, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário